....................... ....................... ....................... ....................... ....................... ....................... ....................... ....................... ....................... ....................... .......................
Compre online

Browse By

gerbase

Rock Grande do Sul – 30 anos

O documentário “Rock Grande do Sul 30 Anos” conta em 35 minutos um dos capítulos mais importantes do rock feito no sul do Brasil. A épica trajetória que começa em setembro de 1985 com um show no Gigantinho, reunindo pela primeira vez somente bandas locais e um público de mais de 10 mil pessoas, culmina com a escolha de cinco bandas para participar de uma coletânea com distribuição nacional. Dividindo um mesmo LP onde cada banda gravou duas canções, eram apresentadas ao mundo: TNT, Garotos da Rua, Engenheiros do Hawaii, Replicantes e DeFalla.

Rock Grande do Sul foi a primeira experiência de bandas gaúchas no centro do país atuando em alguns dos melhores estúdios do mundo à época e a primeira vez em que as grandes gravadoras se abriram para o rock produzido longe das maiores capitais nacionais. A coletânea, mesmo não sendo um sucesso comercial inquestionável, catapultaria alguns dos nomes que até hoje são referência quando se fala em rock ao sul da Linha do Equador.

Nas entrevistas do documentário, Carlos Eduardo Miranda narra a origem do que viria a ser o rock gaúcho após a explosão do gênero no estado. Executivos da RCA contam como tiveram acesso à então amadora e efervescente música produzida no Rio Grande do Sul. Charles Master conta sobre a falta de planejamento do TNT, que simplesmente colocou instrumentos na mala e foi ao encontro dos empresários. Humberto Gessinger fala sobre a sensação de grandeza ao entrar no prédio da gravadora e ver na recepção o mesmo logotipo que aparecia nos discos clássicos de Elvis Presley. Biba Meira narra a surpresa ao ter o seu primeiro contato com a estrutura dos grandes estúdios. Rock Grande do Sul: histórias que ajudaram a moldar um dos discos mais importantes da música gaúcha em todos os tempos.