Faça o teste

Browse By

pra-doer-tuyo

Pra Doer

A Tuyo não é bem uma novidade aqui no New Yeah. O trio formado pelas cantoras Lio e Lay Soares e pelo multi instrumentista Jean Machado já está unido há muito tempo, desde a extinta banda Simonami, que foi uma de nossas primeiras pautas no ano de 2013. Depois que a influente banda paranaense acabou, uma parte da antiga formação se organizou na Tuyo e lançou um full álbum em 2016. Pra Doer, EP lançado no final de 2017, é a evolução natural e sintética daquele primeiro registro.

O disco traz quatro versões repaginadas de músicas lançadas no disco de 2016, agora com uma cara mais eletrônica substituindo o som folk cru que marcou os três artistas em todos os seus projetos anteriores. Desta vez, as bases de bateria eletrônica e os sintetizadores fazem companhia ao vilão de Jean formando a base para que as vozes das meninas apareçam brilhando da forma como geralmente brilham.

Na nova fase, a Tuyo cresce consideravelmente ao saltar para fora do formato folk habitual que, de tão bem executado, mais cedo ou mais tarde se tornaria uma zona de conforto a limitar a criatividade do trio. E o salto gerou bons frutos: com mais elementos no caldeirão, as vozes de Lio e Lay puderam ceder o primeiro plano em diversos momentos, algo que valorizou a importância de Jean no trabalho e que, ironicamente, fez com que as vozes aparecessem de maneira ainda mais decisiva em pontos estratégicos das faixas, agora que não há a necessidade de estarem sustentando a maior parte da canção.

A nova fase do trio reafirma a Tuyo como um grupo que não tem medo de arriscar. A diferença é que aquela coragem que já se refletia em uma entrega muito diferenciada na temática e nas interpretações agora aparece também na inclusão de elementos sonoros ainda não tão explorados. O resultado é um conjunto de canções que começa bem, deslancha fácil e, infelizmente, acaba rápido. Um registro essencialmente novo, ainda que não apresente faixas totalmente inéditas para quem já acompanhava a trajetória dos três.

Compartilhar: